A Somel Doceria é uma empresa legitimamente joaquinense conhecida pelas delícias que produz. Em seu mix de produtos estão bombons e doces finos, bem-casados, chocolates, sobremesas e diversos outros itens de dar água na boca.
Nas épocas de Páscoa e Natal, a empresa se desdobra para oferecer ainda mais qualidade através de Ovos de Páscoa, Panetones Truffados e outros produtos especiais, que, diga-se de passagem, são “aguardados” pela população joaquinense com bastante ansiedade. E o grande desafio é, além de alinhar todo o processo de produção na indústria, fazer com que esses produtos cheguem à loja da empresa com toda a estrutura de comunicação necessária para a comercialização e sucesso de vendas.
Para o Natal de 2013, Somel e Otimizze & Atro concentraram a campanha nas ações online, através principalmente do facebook. É claro que, antes de qualquer estratégia ou ação chegar ao Facebook, ela passa por um período de pesquisa e planejamento. Afinal, não adianta nada chegar lá sem um mínimo de estrutura, conceito visual e sem saber o que fazer depois.
Por isso, toda a campanha do Natal/2013 foi planejada para ter como diferenciais a apresentação dos panetones truffados de 750g, grande aposta da empresa. As embalagens, em caixas redondas de papel cartão, assumiram 3 diferentes rótulos alusivos à magia do natal, que formaram juntos nas prateleiras da loja um mosaico de cores e mensagens.
A fanpage da empresa passou por uma reformulação e foram desenvolvidos aplicativos que disponibilizaram o catálogo com todos os produtos de Natal oferecidos na loja, que foram desde kits de chocolates e bombons até cestas para presente. Através de uma gestão eficiente de conteúdo promovido, o clima de Natal foi tomando conta de todos os contatos da Somel que, de alguma forma, interagiam com a página com perguntas, elogios, sugestões e orçamentos. Quatro sorteios de panetone truffado foram realizados através da página da empresa, durante o mês que antecedeu o natal, com ampla cobertura dos ganhadores. Além disso, anúncios em mídia impressa complementaram a mensagem e os resultados não poderiam ser diferentes.
Alguns números:
» Com o investimento certeiro na comunicação e no conteúdo digital, mais de 95% dos panetones trufados produzidos esgotaram-se antes do dia 24/12;
» 374 novos “likes/Curtir” de página durante o período da campanha;
» 11.732 pessoas foram atingidas no pico de alcance das publicações da campanha;
» Média de 6.119 pessoas impactadas por dia com o conteúdo promovido durante o período da campanha.