O investimento em marketing e comunicação é apenas um dos grandes desafios das pequenas e médias empresas. Mesmo em mercados pequenos, ainda em desenvolvimento, os concorrentes são muitos e quem se sobressai não é o que grita mais alto, mas sim quem fala o necessário para quem precisa e quer ouvir. E isto nem sempre demanda muitos investimentos financeiros, mas sim investimento de tempo para um bom planejamento, estabelecer parcerias e o mais importante: colocar a ideia em prática.
Foi assim que surgiu a Promoção Meu Pet é VIP da Central Pet: uma ação simples e criativa em conjunto com a parceria do Canal WEB Gente VIP e o patrocínio da Bonguy Alimentos.
O ponto de partida foi a proposta, por parte do canal Gente VIP, de cobrir alguns tratamentos realizados com cães e gatos na Central Pet, complexo veterinário que engloba Clínica, Pet Shop e Diagnóstico por Imagem em São Joaquim da Barra. Cliente Otimizze & Atro há mais de 3 anos, a Clínica é hoje referência em toda a região devido ao atendimento exclusivo e diferenciado, além da qualidade dos serviços e da credibilidade de toda a equipe veterinária. Para a cobertura dos tratamentos oferecidos, seria necessário um sorteio entre os clientes. E aí veio o desafio: como fazer este sorteio?
Não tivemos dúvidas que a fanpage da Central Pet no Facebook, com quase 3 mil amigos e um índice de acesso bastante alto, seria o lugar ideal para falar com os clientes.
E assim se desenhou a estratégia: foi desenvolvido um aplicativo personalizado para a promoção, que os amigos acessavam, preenchiam um cadastro rápido e enviavam uma foto de seu pet (cão ou gato). A partir daí começavam uma campanha entre seus amigos na rede social para angariar votos para seu bichinho, através do compartilhamento da foto do pet participante da Promoção Meu Pet é VIP.
Os donos mais engajados levaram a melhor. Os 4 pets mais votados receberam um tratamento completo na Central Pet com banho, tosa e um kit completo de produtos Bonguy, tudo com a cobertura do Gente VIP TV que você pode acompanhar aqui.
Uma promoção sem urna, sem cupons e sem mídia de massa, que mesmo assim impactou mais de 13 mil pessoas no período de 16/12/13 a 05/01/14, teve 94 participantes com fotos e mais de 900 usuários envolvidos nas votações. Além disso, a promoção rompeu as fronteiras e estendeu seu alcance às cidades de toda a região. Prova disso foi um dos ganhadores, residente na cidade de Ribeirão Preto, há 75 km da Central Pet, que fez questão de comparecer, conhecer os serviços da clínica e aproveitar seu prêmio.