Descobrindo o Marketing Digital durante a crise

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Em momentos de crise, com recursos escassos e necessidades ainda mais latentes, é quando surgem grandes ideias de negócios. Por exemplo, os food trucks que estão invadindo o Brasil nos últimos 3 anos, é efeito de uma onda que ganhou força nos EUA e na Europa durante a crise de 2008, que levou muitos restaurantes à beira da falência (ou à falência em si) e os mesmos tiveram que se reinventar.

Para aproveitar as oportunidades da crise é necessário não se deixar levar pelo pessimismo da massa, caso contrário você pode ser contaminado pelo mau humor do mercado e com isto ter sua capacidade analítica enfraquecida, deixando escapar ótimas oportunidades.

E por falar em oportunidades, se tem uma que está bem diante do nosso nariz é o investimento em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing).

Falar em investimento em tempos de crise pode até causar arrepios em alguns empresários mas, uma outra verdade além de que a crise traz oportunidades , é de que sim, investimentos são necessários mesmo em tempos de crise, e aqui reside o pulo do gato: o marketing digital permite investimentos muito baixos quando comparado ao marketing tradicional, e o melhor, totalmente mensurável.

Toda crise ensina. Toda crise traz oportunidades.
E estas não são afirmações novas.

Mesmo em plena crise a expectativa é de 15% de aumento nos investimentos em marketing digital no Brasil até o final de 2015, segundo a consultoria IDC. Justamente por que, o marketing digital torna-se uma alternativa eficiente e econômica para estes momentos difíceis.

O Marketing Digital não é nenhuma novidade para as grandes e médias empresas de todos os segmentos, mas ainda é um território pouco explorado para a maioria das micro e pequenas empresas. Justamente as micro e pequenas empresas que geralmente possuem capacidade de investimento em marketing muito reduzida, poderiam e deveriam estar usufruindo de todas as possibilidades e vantagens do marketing digital, mas ainda não estão.

Não estão, pois ainda há um grande trabalho cultural a ser desenvolvido com estes empreendedores que tem protelado, por exemplo, investimentos em sites, redes sociais e e-commerce. Outros até investiram em um site, mas isto foi há um longo tempo e ignoram a necessidade de atualização do mesmo, principalmente em tempos de acesso via dispositivos móveis e uma perspectiva do Brasil ser o 4º mercado mundial de smartphones até 2016.

Não dá para esperar mais, seu negócio precisa surfar esta onda. Que tal por o marketing digital em prática hoje mesmo?

Acesse abaixo um check list e tenha um passo a passo do que você precisa para dar início ao seu Marketing Digital.

 


assina-anaAna Claudia
Sócia da Otimizze & Atro, é formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e Pós-graduada em Gestão Estratégica de Empresas com Ênfase em Marketing.

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