Desde sua fundação, a Aquarela Casa realiza no final do ano a sua famosa Mostra de Natal. Na ocasião, a loja demonstra todo o seu mix de produtos natalinos criando uma atmosfera encantadora que decora e ao mesmo tempo expõe todas as opções de produtos aos clientes.
Tradicionalmente é enviado ao mailing da loja um convite impresso via correios, um processo lento e dispendioso. Mas em 2013, em parceria com a Otimizze & Atro, a Aquarela Casa inovou e concentrou seus esforços de comunicação em social media e mobile marketing.
Para a divulgação desta última edição da Mostra de Natal, os convites impressos foram substituídos por apenas 2 disparos de SMS aos clientes do mailing alimentado pela própria loja. Além disso, a página da empresa no Facebook ganhou conteúdo teaser sobre o evento, postagens regulares mostrando detalhes do que estava sendo preparado para o grande dia de abertura da mostra, bem como um evento criado no próprio Facebook para os quais amigos da empresa na rede social eram convidados, podendo reenviar convites a outros amigos, criando o famoso efeito viral.
Para o evento, além da decoração impecável da loja brilhando em luzes de Natal por todos os lados, uma surpresa especial foi reservada aos clientes: um trio executando ao vivo músicas natalinas ao som de piano digital, violino e cajon. A agência ainda ficou responsável pela cobertura fotográfica do evento e divulgação nas redes sociais em tempo real, que gerou enorme repercussão por toda a cidade.
Houve ainda um suporte da comunicação através de e-mail marketing e material de ponto de venda, esforço este aliado às condições especiais de venda dos produtos com desconto à vista de até 20% e pagamento facilitado.
Na hora marcada a expectativa sobre a substituição dos convites impressos por SMS foi confirmada: sucesso total de público. A 27ª Mostra de Natal da Aquarela Casa deixou a loja lotada de clientes e teve cerca de 30% dos itens mais cobiçados vendidos ainda durante o evento. Ao término do período da mostra, realizada de 05/11 a 23/12/2013, o mix natalino da Aquarela Casa reduziu-se em 95%.
Alguns números:
» 95% das mensagens de SMS foram entregues e abertas, ou seja, lidas.
» 7.165 foi o pico de pessoas que viram conteúdo patrocinado da Aquarela Casa no Facebook.
» 25% foi a taxa de abertura dos e-mails com envio gerenciado pela agência, ante uma taxa de 8% quando os envios eram realizados a partir da própria loja, sem software profissional.
» 200 pessoas, aproximadamente, interagiram com o conteúdo “real time” da cobertura da abertura do evento, realizada através do Facebook.